Prosangue logo

Exames

AMILASE

Material: SORO

Sinonímia: AMILASEMIA

Condições: 0,8 mL de SORO.

Tempo de jejum: JNO (Jejum não obrigatório)

ÁCIDO CÍTRICO

Material: URINA 24 HORAS

Sinonímia: Citatória

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica.

ÁCIDO FÓLICO

Material: SORO

Sinonímia:Folato Vitamina B9

Condições: Soro. Enviar em frasco âmbar.

Tempo de jejum: Jejum desejável de 4h.

Interferentes: O folato e sensível a luz. Minimize a exposição à luz durante o manuseio e o armazenamento da amostra.

ÁCIDO OXALICO

Material: SORO

Sinonímia: OXALATO

Condições: Refrigerar entre 2 e 8 °C.

Tempo de jejum: JNO

ÁCIDO OXALICO 24 H

Material: Urina de 24 horas

Condições: OBRIGATORIO: Usar HCL 50% 20 mL/L de urina (adultos e crianças), desde o início da coleta. Refrigerar (facultativo).

Instruções: Não colher durante o período de cólica renal. Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica. Ao receber o material verificar o volume urinário total: até 04 anos: questionar volume > 500 mL; 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL; 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL; Maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura. Interferentes: Vitamina C. Evitar qualquer alimento ou medicamento que contenha Vitamina C, 48 horas antes e durante a coleta. Sugere-se dieta destes alimentos durante 48 horas antes da realização do exame ou C.O.M.: evitar Limão, Abacaxi, Morango, Gelatina, Acerola, Laranja, alimentos ricos em Cálcio (leite e derivados), Espinafre, Tomate. Após dieta, colher urina de 24 horas. A dieta e uma sugestão, pois aumenta a acurácia do exame: deve sempre ser SUGERIDA pelo laboratório caso não tenha sido pelo médico, contudo não se deve recusar o material caso o paciente, por algum motivo, não tenha realizado a dieta.

ÁCIDO URICO

Material: SORO

Sinonímia: URICEMIA URATOS

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JO 8h.

ÁCIDO URICO - 24 H

Material: URINA DE 24 HORAS

Sinonímia: URICOSURIA URATOS

Condições: Usar bicarbonato de sódio 5 g/L de urina. Manter em local fresco durante a coleta.

Conservação Opcional para Unidades: Se solicitado com outros exames de conservação refrigerar o material poderá ser refrigerado. Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica. Ao receber o material verificar o volume urinário total: até 04 anos: questionar volume > 500 mL. 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL. 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL.; maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

ALFA 1 GLICOPROTEÍNA ACIDA

Material: SORO

Sinonímia: -

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum: JO 8h.

Intervalo entre mamadas para lactentes.

AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: Curva Plaquetária, Adrenalina, ADP, Ristocetina, Colágeno, Agregação Plaquetária.

Condições: Sangue total (Citrato)

Tempo de jejum: JO 8h.

Interferentes:Amostra coagulada ou apresentando lipemia ou hemólise acentuadas.Tempo de coleta e realização do exame maior que 3 horas. Questionário/ Informar: medicamentos em uso;motivo da realização do exame; relato de sangramento, hemorragias manchas escuras na pele; relato de casos de doenças hemorrágicas na família.

ACTH

Material: PLASMA/EDTA

Sinonímia: Hormônio adrenocorticotrófico, Hormônio corticotrófico, Corticotrófica

Condições: Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: Jejum Desejável de 4h.

Instruções:Colher em seringa de plástico, centrifugar e transferir imediatamente para tubo plástico, dessorar e enviar congelado; O material deve ser congelado imediatamente;A centrifuga deve ser refrigerada; A coleta e transporte tem que ser em tubo de plástico;Enviar no gelo de maneira que o material chegue congelado ao laboratório. Interferentes: Tempo e temperatura.

ALBUMINA

Material: SORO

Sinonímia: Albuminemia

Condições: Soro

Tempo de jejum: JNO (jejum não obrigatório)

ALDOSTERONA

Material: URINA DE 24 HORAS

Sinonímia: Mineralocorticóide

Condições:Urina 24 horas.

Tempo de jejum: -

Instruções:Dieta C.O.M; Medicamentos a critério médico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os anti-inflamatório não esteróides, anti-hipertensivos (beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazidicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores do canal de cálcio. A spironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta;Não fazer esforço físico durante a coleta;O cliente deve manter sua rotina diária; Não e necessário aumentar a ingestão de líquido, exceto sob orientação medica; Se criança até 10 anos, informar peso e altura.

Interferentes: Alguns medicamentos e esforço físico.

Questionário:Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta;Informar se foi orientado a dosagem após sobrecarga ou restrição de sal;Informar medicamentos em uso (pressão/ diuréticos);Se criança até 10 anos informar peso e altura.

ALFA FETOPROTEÍNA

Material: SORO

Sinonímia: AFP

Condições: 0,5 mL de SORO.

Tempo de jejum: JD 4h.

Questionário: Se grávida, informar tempo de gestação.

ANDROSTENEDIONA

Material: SORO

Sinonímia: Delta 4, 4 Androsten-3, 17 Dione, D4,

Condições: Soro

Tempo de jejum: Jejum Desejável 4h.

ANTIBIOGRAMA

Material: DIVERSOS

Sinonímia: CULTURA + ANTIBIOGRAMA

Condições: 1o Jato de Urina.Esperma. Escarro.Liq. Corporais.Materiais Diversos.

Instruções: Ver cultura bacteriana.

ANTICOAGULANTE LÚPICO

Material: PLASMA

Sinonímia: Inibidor Lúpico, Fosfolipídio, Fase Hexagonal, Anticoagulante Circulante,

Teste de Inibição da Tromboplastina Tissular.

Condições: Plasma em citrato.

Tempo de jejum: JD 4h.

Instruções: COLETA:Centrifugar o materiallogo após a coleta e separar. Interferentes:Amostras com macrocoágulos; Amostra hemolisada; Amostra com icterícia ou lipemia acentuadas. Questionário: Informar se está em uso de anticoagulantes e qual a dosagem.

ANTICORPOS ANTI-TIREOGLOBULINA

Material: SORO

Sinonímia: Anticorpo anti-tireoidiano, ATG, AAT.

Condições: Soro

Tempo de jejum: Jejum desejável de 4h.

ASLO (ANTISTREPTOLISINA O)

Material: SORO

Sinonímia: ESTREPTOCOCCIAS, ASO, AEO.

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejumJO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

ADESIVIDADE PLAQUETÁRIA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: ADESÃO PLAQUETÁRIA

Condições: Sangue total (EDTA)

Tempo de jejum: JD4

ALUMINIO

Material: SORO

Sinonímia: AL

Condições: Soro.

Tempo de jejum: -

Instruções: Hemodiálise: a coleta deve ser realizada precedendo a sessão de diálise, antes da heparinização do paciente, ao final do maior período interdialítico ou conforme orientação medica. Enviar material no tubo de transporte do kit fornecido pelo laboratório, composto por tubo de coleta a vácuo 13X100, rolha branca, sem aditivos, capacidade de aspiração de 6 mL de sangue total e tubo de transporte, 13 X 75 mm, sem aditivo, rolha branca, capacidade 3 mL. O contato do sangue com metais, vidro, borracha, poeira e alguns tipos de plástico (polietileno), pode contaminar a amostra. Instruções para o uso do kit para dosagem de metais em geral:Proceder a coleta utilizando o tubo de rolha branca, 13 X 100 mm, com capacidade de aspiração de 6 mL. Pelo fato de não haver ativador de coagulo, não e necessário a homogeneização do tubo pós coleta.Após coleta, manter o tubo na posição vertical, até a completa coagulação, mantendo a temperatura ambiente. Não refrigerar. Como o Tubo e de plástico P.E.T, o tempo de coagulação completa e retração do coagulo e maior que os tubos de vidro.Após a coagulação e a total retração do coagulo, identificada pela presença de soro livre acima da camada de hemácias, proceder a centrifugação do material, até a obtenção do soro livre em quantidade suficiente. NÃO CENTRIFUGAR ANTES DE OBSERVAR A COMPLETA RETRAÇÃO DO COAGULO, pois pode haver a coagulação superficial da fibrina, formando uma camada de fibrina, que retém o soro, impedindo a sua transferência para o tubo de transporte. Se houver a formação do coagulo de fibrina, não introduzir ponteiras pipetex, ou palitos de madeira no interior do tubo, pois este procedimento poderá gerar contaminação exógena do soro por metais, falseando o resultado. Após a retração do coagulo e a centrifugação, destampar o tubo de transporte 13 X75 mm, de capacidade de 3 mL, e transferir o soro tubo a tubo (virar o tubo de coleta para o tubo menor). Tampar o tubo de transporte e enviar refrigerado (2 oC a 8oC).

Coleta:Não utilize luvas de látex para manipular amostras e materiais para análises de elementos em baixas concentrações como o Alumínio para evitar contaminação da amostra. A manipulação das amostras deve ser realizada com luvas de plástico sem talco. Utilizar tubos a vácuo (especial para análise de metais, veja em frascos adequados).Separar em tubo plástico previamente desmineralizado (kit será fornecido pelo Laboratório). Se a coleta for a vácuo coletar primeiro os tubos "trace". A transferência do soro do tubo de coleta especial para o tubo de transporte especial não deve ser realizado através de pipetas, nesse caso realizar tubo a tubo. Interferentes: Contaminação da amostra

Questionário/ Informar: Se está em tratamento com medicamento a base de alumínio (antiácidos). Se possui história de insuficiência renal crônica. Se faz tratamento em hemodiálise.

ANTICOAGULANTE LÚPICO HEXAGONAL

Material:PLASMA

Sinonímia: DRVVt; Inibidor Lúpico

Condições: Plasma (citrato)

Tempo de jejum: JO 8 horas

Instruções: Informar se está em uso de anticoagulantes e qual a dosagem. Interferentes:Hemólise

ÁCIDO HIPÚRICO

Material: URINA

Sinonímia: TOLUENO

Condições: Urina final da jornada de trabalho.

Tempo de jejum: Urina recente.

Instruções: Urina final de jornada: colher durante as últimas 4 horas da jornada de trabalho. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana. Interferentes: Evitar fatores interferentes (dieta ou medicamentos conforme orientação médica) 1 dia antes da coleta: frutas (ameixa, pêssego), grãos verdes de café, alimentos e bebidas conservados com benzoatos (refrigerantes, margarinas, mostarda, ketchup, alguns tipos de pães, alguns tipos de sucos de frutas industrializadas), consumo de álcool, antidepressivos IMAO (exemplo: isocarboxazida), fembrobamato, dietilpropriona.

ÁCIDO HIPÚRICO

Material: URINA

Sinonímia: TOLUENO

Condições: Urina final da jornada de trabalho.

Tempo de jejum: Urina recente.

Instruções: Urina final de jornada: colher durante as últimas 4 horas da jornada de trabalho. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana. Interferentes: Evitar fatores interferentes (dieta ou medicamentos conforme orientação médica) 1 dia antes da coleta: frutas (ameixa, pêssego), grãos verdes de café, alimentos e bebidas conservados com benzoatos (refrigerantes, margarinas, mostarda, ketchup, alguns tipos de pães, alguns tipos de sucos de frutas industrializadas), consumo de álcool, antidepressivos IMAO (exemplo: isocarboxazida), fembrobamato, dietilpropriona.

ÁCIDO METIL HIPÚRICO

Material: URINA

Sinonímia: XILENO; METILHIPURICO; METIL HIPURICO.

Condições: Urina recente.

Instruções: Urina final de jornada: colher durante as últimas 4 horas da jornada de trabalho. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

Interferentes: Atenção: A ingestão do álcool inibe a biotransformação dos xilenos e diminui a excreção urináriado ácido metil hipúrico.

ÁCIDO VALPRÓICO

Material: SORO

Sinonímia: Ácido dipropilacetico Depakene; Valpakine; Depakote; Divalproato; Torval.

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum: Jejum Obrigatório de 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes. A coleta deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou C. O.M.

Questionário: Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.

ÁCIDO VANIL MANDÉLICO

Material:Urina

Sinonímia: Etil Benzeno; Estireno

Condições:Urina Recente

Tempo de jejum:Jejum Obrigatório de 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes. A coleta Deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou C. O.M.

Instruções: Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. Lavar asmãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio.Colher amostra de urina ao final do último dia de jornada de trabalho da semana. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

BAAR, PESQUISA (BACILOSCOPIA)

Material: Diversos

Sinonímia: *BACILO DE KOCH, PESQUISA; ZIEHL, BACILOSCOPIA; MICOBACTERIA, PESQUISA; BK, PESQUISA; TUBERCULOSE, PESQUISA; BACILO ÁLCOOL ÁCIDO

RESISTENTES; BACILO DA TUBERCULOSE; BACILO DE HANSEN; MYCOBACTERIUM LEPRAE, PESQUISA; HANSENIASE, PESQUISA.

Condições:
- Pesquisa de Tuberculose: Escarro expectorado, Escarro induzido com salina 3%, Lavado Gástrico, Lavado Brônquico, Aspirado Transtraqueal, Secreções de Feridas, Punção de Linfonodos, Abscessos, Sangue, Medula Óssea, Líquidos Corporais (Liquor, Líquido Pleural, Líquido Ascítico ou Peritoneal, Liquido Sinovial, Liquido Pericárdico, Líquido Amniótico), Urina, Fezes, Sangue Menstrual, Esperma etc.

- Pesquisa de hanseníase: Linfa Lóbulo de Orelha, dobra de Cotovelo, Lesões ativas de pele ou áreas dormentes.

Tempo de jejum:JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções:
Coleta para Tuberculose:
- Urina: Após higienização da genitália, colher a amostra de urina pela manhã (1a. Urina do dia), desprezar o 1o jato e colher todo o restante da micção. O material deverá ser entregue ao laboratório o mais rápido possível após a coleta. Não e recomendável utilizar amostras em urina de 24 horas.

- Escarro expectorado: Idealmente, 5 a 10 mL em 3 amostras colhidas em dias consecutivos. Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada.

- Colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

- Escarro induzido: lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dente e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos, não usar pasta dental. Fazer nebulização com salina hipertônica a 3%. A inalação profunda desta salina resultara na acumulação osmótica de fluido e na irritação da arvore brônquica, com subsequente tosse e expectoração do conteúdo bronco alveolar.

- O escarro induzido com solução salina a 3% tem rendimento diagnostico comparável ao do lavado bronco alveolar.

- Urina: Desprezar o 1o jato urinário (primeiros 10 a 15 mL), visando minimizar a contaminação com flora uretral saprófito álcool- ácido resistente.

- Secreções e Feridas: Procurar colher sempre por aspiração. Evitar o uso de swab, pois o componente lipídico da parede bacteriana tende a ficar ligado ao swab, prejudicando a sensibilidade da cultura.

- Fezes: Coletar no mínimo 1 grama, em recipiente limpo e seco.

- Sangue Menstrual: Colher nos dias de fluxo menstrual mais abundante (normalmente 2o e 3o dia). Após introduzir o especulo e visualizar o colo uterino, aspirar com seringa de tuberculina, sem a agulha.

- Líquidos Corporais: Nos casos de líquidos sanguinolentos, coletar em tubo contendo anticoagulante para evitar que o bacilo fique preso na rede de fibrina.

- Lavado Brônquico: Mínimo 5 mL. O contato do bacilo com o anestésico tópico pode diminuir o rendimento da cultura, segundo alguns autores.
- Lavado Gástrico: Todo lavado gástrico deve ser previamente alcalinizado com Carbonato de sódio a 10%, pois a acidez do suco gástrico mata os bacilos.
- Medula Óssea: Amostra deve ser colhida com anticoagulante (SPS ou Heparina).

Coleta para hanseníase:
- Os locais de coleta seguirão o pedido médico. Limpar o local com algodão contendo álcool a 77%. Fazer uma prega na pele com pressão e mantê-la firme com uma pinça hemostática, para que o sangue não volte. Esperar alguns segundos e, com o auxílio de um bisturi ou micro lanceta (com o lado não cortante), raspar o local e retirar a linfa com algodão seco.Com o lado cortante do bisturi, fazer várias micro incisões ou perfurações superficiais e raspar a área da incisão que aflora com a lamina do bisturi. Desfazer a pressão somente após ter a garantia de que o material e adequado. (Só o raspado, sem sangue).

- Fazer esfregaços, através de movimentos circulares, usando o próprio bisturi utilizado na coleta.

- Se fluir sangue durante a coleta, enxugar com algodão seco, esperar a hemostasia, realizar novo pinçamento e repetir a coleta em outro local.

- Observação: Sangue misturado ao material interfere no resultado, dificultando a visualização da bactéria.

- A mucosa nasal e um dos locais mais importantes de eliminação da bactéria, porem e o local menos sensível e especifico, não sendo recomendado. Caso o médico peca a coleta no nariz, tentar lhe explicar que o ideal e colher a amostra nos lóbulos.
- Caso haja lesão ativa colher um raspado local (independente do pedido médico).

- Se o cliente tiver alguma mancha, uma das coletas deverá ser substituída pela mesma. Por exemplo, se o cliente tiver uma mancha do lado direito, colher nesta mancha, no cotovelo esquerdo e nos dois lóbulos.

- A seleção da mancha deve ser feita da seguinte forma:

. Mancha tipo micose, colher na beirada

. Mancha tipo placa com limite grosseiro, colher no meio da mancha.

. Quando houver muitas manchas, escolher a menos superficial.

BACTERIOSCOPIA – SECREÇÃO VAGINAL

Material: ESFREGAÇO

Sinonímia:CITOBACTERIOSCOPIA, GONOCOCOS, ASSOCIAÇÃO FUSO ESPIRILAR, PESQUISA, GARDNERELLA, PESQUISA; HEAMOPHILUS NEISSERIA, PESQUISA; - H. DUCREYI, PESQUISA; - MOBILUNCUS, PESQUISA; COCOS, PESQUISA

Condições: Qualquer material de região suspeita de infecção por microrganismos que se coram pelo método.

Tempo de jejum:JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções: Sempre especificar o tipo de material e o local da coleta. Colher a amostra de forma asséptica, com os mesmos cuidados da cultura. Preparar pelo menos dois esfregaços em laminas limpas e desengorduradas.Os esfregaços devem ser feitos com movimentos circulares, a partir do centro da lamina, homogeneamente. Deixar secar ao ar e, após a fixação pelo calor brando, protegê-los para transporte. Fixação: Passar o esfregaço rapidamente 3 a 5 vezes sobre o fogo do bico de Bunsen. A lamina, com o esfregaço, deve ser passada rapidamente para não desidratar as células, o que prejudica a correta identificação dos elementos.Várias pesquisas como as da Gardnerella, Neisseria, Gonococos, Mobiluncus, Fungos, H.ducreyi, associação fuso-espiralar, dentre outros, podem ser solicitadas através do Gram.

BETA-2 MICROGLOBULINA

Material: SORO
Tempo de jejum: JD 4h.

BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES

Material: SORO

Sinonímia: Bilirrubinemia

Condições: Soro

Tempo de jejum:JNO (Jejum não obrigatório)

Interferentes: Exposição da amostra a luz.

BIOIMPEDÂNCIA

Condições: Dieta: Consulte Laboratório

Tempo de jejum: 8 horas de jejum

Instruções: Evitar refeições grandes 4 horas antes; Não realizar atividade física intensa no dia do exame; Não consumir chocolate, bebidas alcoólicas e cafeína (café, mate, chá preto e energéticos) 24 horas antes do teste; Não fumar antes.

Interferentes: Alguns alimentos e atividades físicas

BIOTINIDASE, ATIVIDADE DA

Material: PLASMA HEPARINIZADO

Sinonímia: BIOTINIDADE - QUANTITATIVO - DOSAGEM EXAMES TERCEIRIZADOS QUE NÃO TEM MNEMONICO ATIVIDADE DA BIOTINIDASE - QUANTITATIVO LAB - 5

Condições: 2,0 ML DE. CONGELADO

Tempo de jejum:JNO (Jejum não obrigatório)

BIG PROLACTINA

Material: SORO

Sinonímia: Macro prolactina; Big prolactina; Bigprolactina; Recuperação da prolactina; Hormônio lactogenico (LTH).

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções: Repouso de 30 minutos.

Questionário: Este exame, em geral, vem acompanhado de FSH e LH. Sendo solicitado isolado, informar somente se é controle de tratamento ou sendo possível, ver com o cliente, se sabe a razão pela qual o exame foi solicitado.

C3 COMPLEMENTO SÉRICO

Material: SORO

Sinonímia: COMPONENTE C3 DO COMPLEMENTO

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: Após a coleta de sangue, deixar a temperatura ambiente por 30 minutos, minutos, para coagular. Centrifugar por 10 minutos a 2000 R.P.M. Imediatamente, separar o soro e congelar. O material deve ser transportado para o laboratório congelado.

C4 COMPLEMENTO SÉRICO

Material: SORO

Sinonímia: COMPONENTE C4 DO COMPLEMENTO

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: Após a coleta de sangue, deixar a temperatura ambiente por 30 minutos, minutos, para coagular. Centrifugar por 10 minutos a 2000 R.P.M. Imediatamente, separar o soro e congelar. O material deve ser transportado para o laboratório congelado.

CITOMEGALOVÍRUS IGM e IGG

Material: SORO

Sinonímia: Citomegalia; CMV

Condições: 0,7 mL de soro ou plasma (EDTA/citrato/heparina).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

CA 125

Material: SORO

Sinonímia:MARCADORES TUMORAIS ANTIGENO CARBOIDRATO 125 CERVICE; ENDOMETRIO; OVARIO; MIELOMAS.

Tempo de jejum: JO 8h.

Questionário: Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente

CA 15/3

Material: SORO

Sinonímia: MARCADORES TUMORAIS; ANTIGENO CARBOIDRATO 15/3; MAMA.

Tempo de jejum: JO 8h.

Questionário: Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

CÁLCIO SÉRICO

Material: SORO

Sinonímia: CA; CALCEMIA.

Tempo de jejum: JO 8h.

CÁLCIO URINÁRIO

Material: URINA 24 HORAS

Condições: Urina de 24horas.

Tempo de jejum: JNO

Instruções:
A DIETA será orientada SOMENTE se for solicitada pelo médico. Caso contrário, a coleta será feita SEM dieta. Se COM DIETA, favor ESPECIFICAR. DIETA POBRE EM CÁLCIO (sugerida OU C.O.M):

- Permanecer 4 dias sem ingerir os seguintes alimentos: Leite e seus derivados (manteiga, queijo, requeijão, creme de leite, etc.). COLETA:
- do 3o para o 4o dia da dieta, colher urina 24 horas, permanecendo sob dieta.
- colocar no frasco, rigorosamente antes de começar a coleta, 20 mL por litro de urina de ácido Clorídrico 6N (HCL 6N). O ácido Clorídrico 6N será fornecido pelo laboratório.
- Colher todas as urinas sem perder nenhuma micção, trazer ao laboratório assim que terminar a coleta.
- NÃO colher durante o período de cólica renal ou em uso de medicamentos. Neste caso, esperar 10 dias (C.O.M).
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O cliente deve manter sua rotina diária.
- Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica.
- Ao receber o material verificar o volume urinário total:
. Até 04 anos: questionar volume > 500 mL.
. 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL.
. 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL.
. Maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL.
Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

CALCITONINA

Material: SORO

Tempo de jejum: JD 4h ou C.O.M

Questionário: Já realizou cirurgia da tireóide?Há quanto tempo atrás? Mais alguém na família está fazendo esse exame ou já operou da tireóide?

CAPACIDADE DE FIXAÇÃO DO FERRO

Material: SORO

Sinonímia: CAPACIDADE FIXAÇÃO LATENTE DO FERRO; CAPACIDADE LATENTE DE COMBINAÇÃO DO FERRO; CAPACIDADE DE LIGAÇÃO LATENTE DO FERRO;

CAPACIDADE SIDEROPEXICA
Condições: 0,8 mL de soro (sem hemólise).

Tempo de jejum: Adulto: JO 8h. Criança: JO 4h.

Instruções: Coleta deve ser realizada pela manhã, devido ao efeito circadiano.

Interferentes: Hemólise, anticoncepcionais, fase do ciclo menstrual.

CARDIOLIPINA IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: Anticorpos anti fosfolípides

Condições: -

Tempo de jejum: JO 8 horas

Intervalo de mamadas para lactentes.

CATECOLAMINAS

Material: PLASMA HEPARINA

Sinonímia: Adrenalina; Epinefrina; Norepinefrina; Noradrenalina; Dopamina.

Condições:Plasma (EDTA)

Tempo de jejum:JO 8 horas

Instruções:

DIETA: o paciente deverá permanecer sem utilizar fumo, ingerir café, chá ou refrigerantes com cola por pelo menos 24 horas antes da coleta do exame. Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar suspensão do mesmo.

Interferentes: MEDICAMENTOS que podem alterar a concentração das catecolaminas: Podem promover AUMENTO: alfa-bloqueador (fenolamina, fenoxibenzamina e prazosin), antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desmipramina, imipramina e nortriptilina), antihistaminicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina), antipsicoticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina), beta-bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol), antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil), drogas catecolamina-like (epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa), diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida), inibidores da monoaminoxidase (fenelzine), estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina), simpaticomimeticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina), vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos), outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH).

Podem promover DIMINUIÇÃO: anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina), antipsicoticos (haloperidol). Agonista dopaminérgico (bromocriptina), outros (dissulfiram, metirosina, octreotida). A suspensão dos medicamentos fica exclusivamente a critério do médico assistente.

CD4 + CD8

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: Subtipagem de Linfócitos; Linfócitos T Helper; OKT4; OKT-4.

Condições: Sangue total (EDTA).

Tempo de jejum:JNO

CEA

Material: SORO

Sinonímia: ANTIGENO CARCINOEMBRIONARIO; MARCADORES TUMORAIS; ACE; AEC.

Tempo de jejum: JO 8h.

CELULAS LE, PESQUISA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: LE

Condições: Sangue total sem anticoagulante.

Tempo de jejum: JNO

CHAGAS, IGM E IGG

Material: SORO

Sinonímia: DOENÇA DE CHAGAS; TRIPANOSOMIASE; TRYPANOSOMIASE.

Condições: 0,5 mL de soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes

CITOLOGIA ONCÓTICA

Material: LÂMINA

Sinonímia: Colpocitologia; Exame preventivo; Papanicolaou; Prevenção de câncer cervical.

Condições: Amostra: Raspado do colo uterino a nível da junção escamo-colunar. Coleta endocervical = raspado. Coleta vaginal (Parede ou fundo de saco) = raspado. Coleta ectocervical = raspado.

Tempo de jejum:JNO (Jejum Não Obrigatório)

Instruções: Coleta: Deve-se evitar: Duchas e lavagens vaginais, cremes e talcos vaginais (caso esteja em uso fazer ducha vaginal e aguardar 48 horas para realizar a coleta), relações sexuais 24 horas antes da coleta, coleta em período menstrual. O esfregaço deve ser confeccionado imediatamente após a coleta.Deve-se evitar realizar movimentos rotativos ou de vai-e-vem. O esfregaço deve ser fino, homogêneo, bem distribuído, disposto em único sentido. Utilizar espátula de Ayre para confecção do esfregaço. Após a confecção do esfregaço, colocá-los imediatamente no frasco com álcool comercial (94-96 graus), deixando fixar por no mínimo 30 minutos.

Questionário: Responder questionário próprio.

CITOLOGIA HORMONAL

Material: DIVERSOS

Sinonímia: Citologia Funcional, Cito hormonal, Índice de Frost.

Condições: Esfregaço preferencialmente da parede vaginal (no seu terço superior), esfregaço do fundo de saco vaginal, ectocervix, vestíbulo não devendo haver inflamação (colpite ou cervicite) no momento da coleta.

Tempo de jejum: JNO

Instruções:Cliente não deve fazer higiene local antes da coleta (por pelo menos 12 horas). Não estar menstruada.Evitar duchas e lavagens vaginais, cremes e talcos vaginais (caso esteja em uso fazer ducha vaginal, aguardar 48 horas para realizar a coleta), relações sexuais (24 horas antes da coleta), coleta em período menstrual, estar em uso de medicação hormonal (se não for possível, indicar qual tipo de hormônio e tempo de uso).

CITOLOGIA HORMONAL SERIADA

Material: DIVERSOS

Sinonímia: Citologia Funcional Seriada; Cito hormonal Seriada.

CondiçõesEsfregaço preferencialmente da parede vaginal (no seu terço superior), esfregaço do fundo de saco vaginal, ectocervix, vestíbulo não devendo haver inflamação (colpite ou cervicite) no momento da coleta.

Instruções: Cliente Não deve fazer higiene local antes da coleta (por pelo menos 12 horas), Não estar menstruada. Evitar duchas e lavagens vaginais, cremes e talcos vaginais (caso esteja em uso fazer ducha vaginal e aguardar 48 horas para realizar a coleta), relações sexuais (24 horas antes da coleta), coleta em período menstrual, estar em uso de medicação hormonal (se não for possível, indicar qual tipo de hormônio e tempo de uso).

Coleta: A coleta e realizada pelo médico e/ou pelo responsável da coleta seguindo uma seqüência que pode representar as diferentes fases do ciclo menstrual. Sugerimos o seguinte esquema: Colher a primeira lamina da primeira fase (até o 8 dia do ciclo menstrual). A segunda coleta deverá ser feita em torno do período ovulatório (13, 14 e 15 dia do ciclo menstrual). A terceira lamina a partir do 18 dia do ciclo menstrual. A última lamina em torno do 26-28 dia do ciclo. Importante: Deve-se evitar movimentos rotativos ou de vai-e-vem. O esfregaço deve ser fino homogêneo, bem distribuído, disposto em um único sentido. Após confecção do esfregaço, colocá-lo imediatamente em frasco com álcool comercial 94-96 graus para evitar o ressecamento da amostra, deixando fixar por no mínimo 30 minutos

CK-MB

Material: SORO

Sinonímia: CPK-MB; CPK-MITOCONDRIAL

Condições: Soro

Tempo de jejum: JNO (Jejum Não Obrigatório)

CLEARENCE DE CREATININA

Material: SORO / URINA

Sinonímia: CREATININA, CLAREAMENTO; DEPURAÇÃO DA CREATININA ENDOGENA; RITMO DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR; DCE; DEPURAÇÃO DE CREATININA; CLAREAMENTO DE CREATININA; CLEARENCE DE CREATININA.

Condições:SORO OU PLASMA (EDTA) + 5,0 mL de urina de 12 ou 24h.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Coletar a amostra de Sangue no mesmo dia de entrega da urina. A urina tem que ser entregue no laboratório no dia em que terminar a coleta.

Questionário: Informar volume, peso, altura e tempo de coleta (em horas).

CLORO

Material: SORO

Sinonímia: CL; CLORETO.

Condições: SORO.

Tempo de jejum: JNO (Jejum Não Obrigatório)

CLORO URINÁRIO

Material: URINA DE 24 HORAS

Sinonímia: CL URINARIO

Condições: Urina de 24horas.

Tempo de jejum:JNO

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquido, exceto sob orientação medica.Ao receber o material verificar o volume urinário total: Até 04 anos: questionar volume > 500 mL. . 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL. 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL. Maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes.

Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

COLESTEROL HDL

Material: SORO

Sinonímia: LIPOPROTEÍNA DE ALTA DENSIDADE; ALFA COLESTEROL;ALFA LIPOPROTEÍNAS.

Condições:SORO

Tempo de jejum: Jejum Desejável de 4 hs OU C.O.M.

Interferentes: Uso de bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.

COLESTEROL LDL

Material: SORO

Sinonímia: Lipoproteínas de Baixa Densidade; Beta Lipoproteínas.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:Jejum Obrigatório igual ou superior a 9 horas ou C.O.M.

ATENÇÃO: Para pedidos com glicemia o jejum máximo é 14h.

Interferentes: Uso de bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.

COLESTEROL TOTAL

Material: SORO

Sinonímia: Eletroforese de Colesterol; Colesterolemia; Lipoproteínas de Alta Densidade; Lipoproteínas de Baixa Densidade.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:Jejum Não Obrigatório ou C.O.M.

- ATENÇÃO: Para pedidos com glicemia o jejum máximo é 14h. Interferentes:Uso de bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.

COLESTEROL VLDL

Material: SORO

Sinonímia: VLDL

Condições: -

Tempo de jejum:Jejum Obrigatório igual ou superior a 9 horas ou C.O.M.

- ATENÇÃO: Para pedidos com glicemia o jejum máximo é 14h.

Interferentes:Uso de bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.

COOMBS INDIRETO

Material: SORO

Sinonímia: ANTI RH; ANTI-RH; ANTICORPOS NATURAIS IMUNES; Coombs Quantitativo; ANTICORPOS IRREGULARES PESQUISA.

Condições: Soro

Tempo de jejum: JNO ( Jejum Não Obrigatório)

Questionário: Informar se cliente está grávida, mês de gestação e número de filho (1o, 2o, etc.).

COOMBS DIRETO

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: TESTE DA ANTIGLOBULINA DIRETO

Condições: Sangue total (EDTA).

Tempo de jejum: JNO ( Jejum Não Obrigatório)

CORTISOL 8:00 h / CORTISOL 16:00 h

Material: SORO

Sinonímia: COMPOSTO F; HIDROCORTISONA; RITMO DE CORTISOL (08:00 E 16:00); CORTISOL; GLICOCORTICOIDE.

Condições: Soro

Tempo de jejum: Jejum Desejável 4h.

Interferentes: Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

Questionário: Informar horário da coleta. Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da última dose. Se mulher informar uso de anticoncepcional.

CORTISOL POS-SUPRESSÃO COM DEXAMETASONA

Material: SORO

Sinonímia:LIDDLE 1; LIDDLE 2

Condições: Soro

Tempo de jejum:Jejum Desejável 4h.

Instruções: Consultar o laboratório.

Interferentes: Drogas anticonvulsivantes podem interferir no metabolismo da dexametasona e, consequentemente, no resultado do teste. O uso de contraceptivo oral pode alterar a CBG e, consequentemente, o nível do cortisol plasmático.

CORTISOL URINÁRIO – 24H

Material: URINA

Sinonímia: COMPOSTO F HIDROCORTISONA

Condições: Urina 24 horas.

Tempo de jejum:Jejum Desejável 4h.

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica.Ao receber o material verificar o volume urinário total: Até 04 anos: questionar volume > 500 mL. 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL. 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL. Maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

Questionário: Informar volume urinário, horário que desprezou a 1a urina e horário final da coleta. Informar medicamentos em uso.

CPK (CK-CREATINOQUINASE TOTAL)

Material: SORO

Sinonímia: CPK; CK TOTAL; CREATINOQUINASE; CPK TOTAL.

Condições: 0,8 mL de soro

Tempo de jejum: JNO (Jejum Não Obrigatório)

CREATININA SÉRICA

Material: SORO

Sinonímia: CREATININEMIA; MDRD; RITMO FILTRAÇÃO GLOMERULAR

Condições: 0,8 mL de soro ou plasma (EDTA/fluoreto).

Tempo de jejum: JNO (Jejum Não Obrigatório)

CREATININA – 24H

Material: URINA DE 24 HORAS

Condições: Urina 24 horas.

Tempo de jejum:JNO (Jejum Não Obrigatório)

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquido, exceto sob orientação medica.Refrigerar desde o início da coleta. Pode ser acidificado quando coletado com outros exames que utilizam o HCl como conservante.

CHLAMYDIA PNEUMONIAE IGM IGG E IGA, ANTICORPOS

Material: SORO

Sinonímia: Clamidia pneumoniaie IgM; CHLAMYDOPHILA PNEUMONIAE; CLAMIDOFILA.

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JNO (Jejum Não Obrigatório)

CRIOAGLUTININAS

Material: SORO SANGUE TOTAL

Sinonímia: TESTE DA AGLUTININA FRIA; CRIOHEMOLISINAS.

Condições: 0,5 mL de soro + 1,0 mL de sangue total (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8 horas

Instruções: Soro: a seringa ou tubo de vacutainer deve ser aquecido antes da coleta. O sangue deve ser deixado a 37o C durante o processo de coagulação. Centrifugar por 10 minutos a 2000 r.p.m. Transportar o soro na temperatura ambiente o mais rápido possível para o laboratório. Essa amostra não deve, em hipótese nenhuma, ser colocada na geladeira.

Coleta:Coleta especial = seringa ou tubo pré-aquecido a 37o +/- 3o C. O sangue deve ser deixado a 37o C (banho maria) durante o processo de coagulação (por 20 minutos). Centrifugar por 10 minutos a 2000 r.p.m. Proibido refrigerar as amostras.Especificar no rótulo o nome do exame.

CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS

Material: URINA

Sinonímia: IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS QUANTITATIVO; SCREENING PARA ERROS INATOS DO METABOLISMO; CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS. Condições: Urina recente.

Tempo de jejum: JNO

Interferentes: * Ácido ascórbico* Aspartame * Aspirina * Bactrim e associações* Contraceptivos orais * Glicose * Indometacina * Progesterona * Testosterona * Valproato.

Questionário: Informar medicamentos em uso e suspeita clínica.

CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS QUANTITATIVO

Material: URINA DE 24 HORAS

Sinonímia: IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS QUANTITATIVO; SCREENING PARA ERROS INATOS DO METABOLISMO; CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS. Condições: Urina 24 horas.

Tempo de jejum:JNO

Interferentes: Ácido Ascórbico; Aspartame; Aspirina; Bactrim e Associações; Contraceptivos orais; Glicose; Indometacina; Progesterona; Testosterona; Valproato.

CTX

Material: PLASMA

Sinonímia: C TELOPEPTIDEO; N TELOPEPTIDEO; NTX;NTELOPEPTIDEO; PDCO; CROSSLPAS; N-TELOPEPTIDEO; CTELOPEPTIDEO; INTERLIGADORES N TERMINAIS;


CTX; C-TELOPEPTIDEO.

Condições: Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8 horas.

Instruções: Colher preferencialmente de manhã, ou sempre no mesmo horário

CULTURA DE SECREÇÃO

Material: SECREÇÃO

Sinonímia: CULTURA + ANTIBIOGRAMA

Condições: 1o Jato de Urina.Esperma. Escarro. Liq. Corporais. Materiais Diversos.

Tempo de jejum: JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções:
- Espermocultura: Não e necessário fazer abstinência sexual; A coleta deve ser feita preferencialmente no laboratório em frasco especial estéril; Antes da coleta urinar e proceder a higiene das mãos e do pênis usando água e sabão, distendendo todo o prepúcio; Enxaguar abundantemente, secar as mãos e o pênis cuidadosamente com gaze estéril; Informar se está ou esteve recentemente em uso de antibióticos. Se a coleta não for feita no laboratório, deverá ser entregue no prazo máximo de 1 hora; Não aceitar amostras colhidas com qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva, ou preservativos;

- Feridas superficiais: Sempre que possível, remover secreção superficial com gaze estéril e soro fisiológico. Aspirar um pouco mais profundamente, por meio de seringa e agulhas estéreis. Mesmo que a coleta seja feita com swab, evitar a secreção superficial. Crostas e exsudatos devem ser removidos, pois a amostra apropriada está abaixo deste material.

- Secreção conjuntival: As secreções oculares são normalmente escassas e o paciente deverá ser instruído para não lavar a região dos olhos antes da coleta. Se a secreção for muito intensa, evitar a coleta superficial. Nos demais casos, pedir ao paciente que olhe para cima, abaixe a pálpebra inferior e, usando um swab pequeno, colher dessa região (fundo de saco conjuntival).

- Secreção de nasofaringe: Colocar luvas e máscara facial protetora. Passar um swab dobrado na ponta (swab metálico) por trás da úvula, acima da orofaringe ou introduzir um swab flexível suave e profundamente pelo nariz, alcançando a nasofaringe. Girar o swab delicadamente para absorção do material.

- Secreção de orofaringe: Colocar luvas e máscara facial protetora. Colher, preferencialmente, antes do desjejum e da higiene oral. Usando foco de luz, abaixar a língua do paciente e pedir para que ele emita um prolongado "ah". Introduzir o swab diretamente na área da coleta, evitando tocá-lo em outras partes da boca.

- Secreção de ouvido externo: Evitar a coleta do material superficial que e mais contaminado. Tracionar a orelha e introduzir o swab cuidadosamente no canal auditivo, sem aprofundar.

- Secreção vaginal: Nos casos de coletas de secreção genital feminina interna ( vagina, fundo de saco vaginal, colo uterina, canal endocervical ), pode-se urinar e tomar banho; Não tomar banho quando a coleta for na genitália externa (secreção vulvar por exemplo) ou em caso de deficiências; No período anterior a coleta não se pode: Fazer uso de desinfectantes ou medicações tópicas, Manter relações sexuais nas últimas 24 horas, Estar menstruada, Usar ducha ginecológica e ter usado iodo no local. Se usou iodo para colher citologia, aguardar 72 horas. Mulheres com coleta endocervical: colher exclusivamente no consultório do médico. Interferentes: Uso de antimicrobianos (antibióticos): é aconselhável que se aguarde 07 dias após a utilização para a realização do exame. Interferentes: Uso de antibióticos.

Questionário: Informar uso de medicamentos / antibióticos.

CULTURA DE FEZES (COPROCULTURA)

Material: FEZES

Sinonímia:COPROCULTURA

Condições: Fezes recente "In Natura " e em meio de Transporte (Cary-Blair).

Tempo de jejum: JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções:Unidades: as fezes coletadas em casa devem ser enviadas ao laboratório no prazo máximo de 2 horas e não devem ser refrigeradas; As amostras devem ser enviadas tanto in natura como em meio Cary Blair; Colher fezes recém excretadas antes da administração de antimicrobianos; Colher porção "In Natura" e colocar de 1 a 2 gramas, preferencialmente com muco, pus ou sangue no meio de Cary-Blair; A positividade das coproculturas e maior quando a amostra e colhida nos primeiros dias das doença.

Interferentes: Uso de antibióticos.

Questionário: Informar uso de medicamentos / antibióticos.

CULTURA DE URINA

Material: URINA

Sinonímia: Urocultura

Condições: Urina jato médio.

Tempo de jejum: JNO (Jejum não obrigatório)

Instruções: Colher preferencialmente no laboratório a 1a urina da manhã ou após retenção urinária de no mínimo 4 horas. Fazer higiene local, desprezar o 1o jato e coletar o jato médio; Em caso de uso de antimicrobianos, deve-se aguardar 7 dias após o termino do medicamento para realização do exame ou C.O.M.

Interferentes: Uso de antibióticos.

Questionário: Informar uso de medicamentos / antibióticos.

C TELOPEPTIDEO - CTX

Material: PLASMA

Sinonímia: C TELOPEPTIDEO; N TELOPEPTIDEO; NTX; NTELOPEPTIDEO; PDCO; CROSSLPAS; N-TELOPEPTIDEO; CTELOPEPTIDEO; INTERLIGADORES N TERMINAIS; CTX; C-TELOPEPTIDEO.

Condições: Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8 horas.

Instruções: Colher preferencialmente de manhã, ou sempre no mesmo horário.

CA 19/9

Material: SORO

Sinonímia: MARCADORES TUMORAIS ANTIGENO CARBOIDRATO 19/9; ESOFAGO; ESTOMAGO; COLO RETO; VIAS BILIARES; PANCREAS; ENDOMETRIO - OVARIO

- MAMA - TIREOIDES CA 19/9.

Condições: 0,5 ml de soro.

Tempo de jejum: JO 8h.

Questionário: Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

CA 72-4

Material: SORO

Sinonímia: MARCADORES TUMORAIS; ANTIGENO CARBOIDRATADO CA 72-4; ESOFAGO - ESTOMAGO - COLO RETO – ENDOMETRIO.

Condições:Soro ou Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Questionário: Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

CCP, ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: anti-citrulina; Cyclic Citrullated Peptide; Peptídeo citrulinado cíclico.

Condições: 0,5 mL de soro.

CENTROMERO, ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: ACA

Condições: Soro

Tempo de jejum: JO 8h.Intervalo entre mamadas para lactentes.

DIMERO D

Material: PLASMA

Sinonímia: Produto de Degradação da Fibrina (PDF); Dímero-D ; D-Dímero; D Dímero

Condições:Plasma citratado.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Centrifugar imediatamente após a coleta, em alta rotação (aproximadamente 3000 RPM) por 15 minutos.Retirar o plasma cuidadosamente deixando pequena quantidade no fundo e transferir para tubo plástico. Congelar o plasma imediatamente após a centrifugação a – 20oC em tubo plástico.

D-XILOSE, PROVA DE ABSORÇÃO

Material: SORO

Sinonímia: Prova de absorção da D-xylose; Xylose

Condições: Soro

Tempo de jejum:Adulto: JO 8h. Criança: JO 4h

Instruções: O teste e realizado somente pela manhã.Permanecer em jejum até o termino do teste. Não há coleta basal. Tomar dose de Xylose. Dose administrada = 0,5 g/kg peso até no máximo 25 gramas. Preparo da solução de D-Xylose (10%) a ser administrada: multiplicar por 10 o peso em gramas de xylose para obter o volume de água que será, utilizado para o preparo da solução (até volume máximo de 250 mL). Ex: se a dose de xylose for de 10 g, o volume de água necessário para diluir será de 100 ml.Colher Sangue 1 hora após a ingestão da D-Xylose.

DENGUE IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: Febre Quebra Ossos

Condições: SORO

Tempo de jejum: Jejum Obrigatório 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

DHEA (DEHIDROEPIANDROSTERONA)

Material: SORO

Sinonímia: DHEA; DHA; Dehidroepiandrosterona não sulfatada; Androstenolona; Dehidroisoandrosterona.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h

DHL (DESIDROGENASE LÁTICA)

Material: SORO

Sinonímia: DHL; Lacto dehidrogenase; LDH; DESIDROGENASE LACTICA; Lactato Desidrogenase.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:JNO

DIHIDROTESTOSTERONA (DHT)

Material: SORO

Sinonímia: DHT; 5 Alfa Dihidrotestosterona.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

DNA NATIVO, ANTICORPO

Material: SORO

Sinonímia: TESTE DA CRITIDIA; DS DNA; DNA NATIVO; ANTI DNA DE DUPLA HELICE; Anti DNA Dupla Fita.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: NÃO é exame de Paternidade.

DISMORFISMO ERITROCITARIO

Material: URINA RECENTE

Sinonímia: Morfologia das hemácias; Microhematúria; Acantócitos; Codócitos.

Condições:Urina recente (Jato médio da 2a micção matinal).

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Fazer higiene local com água e sabão, secar, desprezar o 1o jato e coletar o jatomédio da 2a micção matinal (com retenção urinária de 2 a 4 horas). Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina. Manter dieta hídrica habitual. Enviar ao laboratório até 30 min.

ELETROFORESE DE PROTEÍNAS

Material: SORO

Sinonímia: PROTIDOGRAMA; PROTEINOGRAMA ELETROFORETICO.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

ELETROFORESE DE HEGLOBINA

Material: SANGUE TOTAL (EDTA)

Sinonímia: Eletroforese de Hb em pH 8,4 - 8,6; Eletroforese de Hb em pH alcalino.

Condições:Sangue total (EDTA).

Tempo de jejum: JNO

Interferentes:Hemólise por degeneração. Amostra enviada com procedimento inadequado (ex: hemolisado pronto).

ENDOMÍSIO, ANTI IGG, IGM E IGA

Material: SORO

Sinonímia: EMA; DOENÇA CELIACA; ENDOMISIO IgG (sugere-se)

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

EPSTEIN BAAR VIRUS, IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: ANTI VCA; VIRAL CAPSOD ANTIGEN; ANTICORPOS ANTI-EBV; ANTÍGENO DO CASÍDEO VIRAL; MONONUCLEOSE INFECCIOSA.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JNO

Interferentes: Hemólise acentuada, lipemia acentuada.

ERITROGRAMA

Material: SANGUE TOTAL

Condições: Sangue total(EDTA) + 2 esfregaços sanguíneos.

Tempo de jejum:JD de 4 horas.

ERITROPOETINA

Material: Soro

Sinonímia: EPO

Condições: Soro.

Tempo de jejum: Jejum Desejável de 4 horas.

ESTRADIOL

Material: SORO

Sinonímia: E2; DELTA 2; ESTROGENO

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JD 4h.

ESPERMOGRAMA

Material: ESPERMA

Sinonímia: Funcional de esperma; Espermograma completo; Espermocitograma.

Condições: Esperma. Todo volume ejaculado.

Tempo de jejum:Apenas se solicitado Frutose.

Instruções: Abstenção de 3 a 5 dias ou C.O.M. (para controle de vasectomia NÃO precisa de abstinência).Não colher em preservativos, não usar lubrificante e não colher através de coito interrompido.O material deve ser colhido de preferência no laboratório. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora. O material deve ser colhido por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco.

Se o frasco não for do laboratório, deve ser usado frasco de vidro muito bem limpo (lavar com água + sabão, secar).O frasco deve ser de boca larga.Perda de amostra é impactante no espermograma porque o ejaculado não é uniforme em suas diversas porções: Primeira: epidídimo com a secreção dos espermatozoides. Segunda:vesícula seminal com maior volume do liquido seminal. Terceira:secreção prostática. Conduta: Se houver perda, conscientizar o cliente usando argumentos técnicos a repetir em nova amostra. Se ele resolver fazer o exame assim mesmo, avisar que o material será avaliado e uma possível recoleta poderá ser feita, caso a perda gere impacto no resultado do exame.

ESTRONA

Material: SORO

Sinonímia: E1; DELTA 1

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável 4h.

Instruções:

Interferentes:Níveis de estrona podem se encontrar elevados após uso de estrogênios orais.

Questionário:Informar medicamentos em uso.

EPSTEIN BARR IgM - ANTICORPOSMONONUCLEOSE

Material: SORO

Sinonímia: ANTI VCA *ANTI-VCA VIRAL CAPSIDANTIGEN ANTICORPOS ANTIEBV * ANTICORPOS ANTI-EBV ANTIGENO DOCAPSIDEO VIRAL MONONUCLEOSE INFECCIOSA

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JNO

EPSTEIN BARR IgG – ANTICORPOS - MONONUCLEOSE

Material: SORO

Sinonímia: ANTI VCA; ANTI-VCA; VIRAL CAPSID ANTIGEN; ANTICORPOS ANTI-EBV; ANTICORPOS ANTI EBV; ANTIGENO DO CAPSIDEO VIRAL; MONONUCLEOSE INFECCIOSA.

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

EPSTEIN BARR IgM - ANTICORPOS MONONUCLEOSE

Material: SORO

Sinonímia: ANTI VCA; ANTI-VCA; VIRAL CAPSID ANTIGEN; ANTICORPOS ANTI EBV * ANTICORPOS ANTI-EBV; ANTIGENO DO CAPSIDEO VIRAL;

MONONUCLEOSE INFECCIOSA

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JNO

FATOR ANTINUCLEAR – FAN

Material: SORO

Sinonímia: FAN; HEPATITE AUTO IMUNE; ANA; ANTICORPOS ANTI NUCLEARES; ANTICORPOS ANTI-NUCLEARES.

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

FATOR ANTI-NUCLEAR (HEP2)

Material: SORO

Sinonímia: * FAN *HEPATITE AUTO IMUNE * ANA * ANTICORPOS ANTI NUCLEARES * ANTICORPOSANTI-NUCLEARES

Condições: SORO

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes

FATOR REUMATÓIDE

Material: SORO

Sinonímia: LÁTEX

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

FERRITINA

Material: SORO

Sinonímia: RESERVA DE FERRO

Condições: Soro.

Tempo de jejum:Jejum desejável de 4h.

FIBRINOGENIO

Material: PLASMA

Sinonímia: Fator I da coagulação

Condições: Plasma (citrato).

Tempo de jejum:JD 4 horas

Instruções: Evitar garroteamento prolongado. Colher com um mínimo de trauma.

Interferentes: tempo para execução do exame.

Questionário:Verificar o uso dos anticoagulantes: Clexane, Heparina, Hirudoid,Liquemine, Marcoumar e Marevan.

FERRO SÉRICO

Material: SORO

Sinonímia: FE

Condições: 0,8 mL de soro(sem hemólise).

Tempo de jejum: Adulto: JO 8h. Criança: JO 4h.

Instruções: Coleta deve ser realizada pela manhã, devido ao efeito circadiano.

Interferentes: Hemólise, anticoncepcionais, fase do ciclo menstrual.

FOSFATASE ALCALINA

Material: FOSFATASE ALCALINA

Sinonímia: SORO

Condições: FAL

Tempo de jejum: 0,8 mL de soro.

Instruções: -

Interferentes: Hemólise. Amostras colhida com anticoagulante. Medicamentos como anticoncepcionais orais, hipoglicemiantes, anticoagulantes e antiepiléticos.

FOSFORO

Material: SORO

Sinonímia: P; FOSFATO; FOSFOTEMIA; FOSFORO INORGANICO.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum:JNO

Instruções: Dessorar rapidamente.

Interferentes: Hemólise. Uso de antiácidos, diuréticos, corticóides, glicose endovenosa,hiperalimentação, diálise, sepse, deficiência de vitamina D e desordens tubulares renais. Outras drogas podem interferir nadeterminação do fósforo: acetazolamida, salbutamol, alendronato, azatioprina, isoniazida, lítio, prometazina e anticoncepcionais.

FRUTOSAMINA (PROTEÍNA GLICOSILADA)

Material: SORO

Sinonímia: FRUTOSAMINA; ALBUMINA GLICOSILADA; PROTEÍNA GLICOSILADA TOTAL; P-GLI; GLICOPROTEÍNA.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JO 8h ou C.O.M.

Interferentes: Hemólise acentuada. Amostra não centrifugada.

Comentários: É o resultado da ligação da glicose com a albumina ou outras proteínas. Reflete o controle dos níveis glicêmicos nas últimas 2 a 3 semanas. Níveis baixos são encontrados na desnutrição. Não deve ser utilizado para diagnostico de diabete melito, sendo útil nos pacientes com hemoglobinopatias para monitorização do tratamento.

FSH

Material: SORO

Sinonímia: FSH; GONADOTROFINA HIPOFISARIA.

Condições: SORO

Tempo de jejum: JD 4h.

Instruções: Para mulheres: a coleta do sangue deve preferencialmente ser realizada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual, ou conforme orientação médica.

Interferentes: Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

Questionário: Informar, pré-puberais (homem < 14 anos e mulher < 11 anos): Atraso de desenvolvimento: seios, estatura, genital, Desenvolvimento precoce:seios, pelos pubianos, genital. Aparecimento da menstruação? outro motivos? Informar medicamentos em uso ou recente. Se Mulher: Atualmente sua menstruação vem todo mês? Caso não venha, como é o seu ciclo? Até quando sua menstruação foi regular?Sua menstruação vem com medicação ou espontaneamente?Você usa anticoncepcional ou algum hormônio? Qual? Já usou? Ha quanto tempo parou de usar? Está grávida? Quantos meses? Data da última menstruação (1o dia).

GORDURA FECAL, DOSAGEM

Material: FEZES

Sinonímia: Método de Van de Kamer

Condições:Fezes coletadas de 24, 48, 72 horas ou C.O.M.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor de urina, se necessário. Evitar o uso de talco, laxantes, antiácidos, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) óleo de rícino e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. Defecar em vasilhame limpo e seco. - Evitar contaminação por gordura, água ou outro elemento. Colher TODO O VOLUME de fezes 24, 48 ou 72 horas (C.O.M), após 3 dias de dieta (manter a dieta até encerrar a coleta) ou C.O.M. Conservar o material na geladeira durante a coleta. Entregar ao laboratório o mais rápido possível após a coleta.

DIETA ESPECIFICA:

- DIETA:
- DEFICIÊNCIAS abaixo de 1 ano NÃO É NECESSÁRIO DIETA.
- Iniciar a dieta 03 dias antes e durante o período da coleta.
JOVENS E ADULTOS, acrescentar a dieta habitual diária distribuindo durante as refeições do dia: 03 colheres (sopa) de Azeite, 02 colheres (sopa) de creme de leite, 01 colher (sopa) de manteiga, 02 pedaços de queijo prato.
IDADE DE 06 A 14 ANOS, seguir metade da dieta para adultos.
* IDADE DE 02 A 05 ANOS: seguir 1/3 da dieta para adultos.
* IDADE DE 01 A 02 ANOS: manter dieta normal, acrescentando creme de leite e queijo prato.
Interferentes:Fezes colhidas em conservantes. Amostra colhida sem dieta.

GLICOSE 2H APÓS 75G DE GLICOSE

Material: SORO

Sinonímia: Glicose; 75 gramas de glicose anidra ou 82,5 gramas de dextrosol

Condições: Soro ou Plasma(Fluoreto).

Tempo de jejum: Jejum Obrigatório 8h a 14 horas ou C.O.M.

Instruções: O teste e realizado somente pela manhã. O paciente deve fazer dieta sem restrições, com um mínimo de 150g de carboidratos, nos 3 dias que antecedem ao teste, sendo indicada atividade física normal nesse período.Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume.O TTG não é recomendado para pacientes hospitalizados, agudamente doentes ou inativos. A dose para deficiências é de 1,75 g/Kg até no máximo 75 gramas

GLICOSE PÓS PRANDIAL

Material: SORO

Sinonímia: Glicose pós-prandial; Glicose aleatória; Glicose pós prandial; Tolerância a glicose pós prandial; Glicemia pós-prandial. Condições:Soro ou Plasma (Fluoreto).

Tempo de jejum: JO 2 horas

Instruções: POS PRANDIAL: Conforme orientação médica ou ao iniciar a alimentação, marcar o horário, aguardar 2 horas, a partir do início da refeição e retornar para colher o exame (chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta). Pode ingerir água neste período.Se ingerir sobremesa, fazê-lo logo após alimentação. A coleta deverá ser feita no mesmo dia da glicose em jejum. Neste intervalo de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar café, chá, suco, sorvete, etc. O teste poderá ser colhido após qualquer refeição, de preferência uma refeição habitual do cliente. O termo pós-prandial, para a glicemia, designa a coleta de glicemia realizada após uma refeição. Essa refeição e definida pelo médico assistente. Quando não definida, o laboratório sugere a coleta 2 horas após o almoço com as sugestões contidas no informativo de Glicose Pós- Prandial. Não são raras as solicitações medicas para coleta 2 horas após "café reforçado". Quase sempre, encontramos o pedido de glicemia pós-prandial acompanhado de glicemia de jejum. Nesses casos, a coleta das duas glicemias devem ser feitas, idealmente, no mesmo dia. No entanto, deparamos com problemas na coleta dessa glicemia pós-prandial. É de suma importância que o cliente receba, por parte do atendente e/ou colhedor orientações verbal e por escrito (informativo) sobre a coleta da glicemia pós-prandial antes mesmo da coleta da glicemia de jejum.

GLOBULINA LIGADORA DE TIROXINA (TBG)

Material: SORO

Sinonímia: Proteína de ligação do hormônios; Tireoidianos; Thyrosin Binding Globulin.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejávelde 4h.

Questionário:Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional.Informar qualquer outro medicamento que usa ou usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

GAMA GT

Material: SORO

Sinonímia: YGT; GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE; GGT; GAMA GLUTAMIL TRANSPEPTIDASE; d-GT

Condições:Soro.

Tempo de jejum:JNO

GLIADINA, ANTICORPOS IGA E IGG

Material: SORO

Sinonímia: ANTI-GLUTEN; DOENÇA CELIACA.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:JNO

GH BASAL

Material: SORO

Sinonímia: GH;HGH; Hormônio Somatotrópico.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JO 8h ou C.O.M.

GLICOSE

Material: SORO

Sinonímia: Glicose

Condições:Soro ou Plasma (Fluoreto).

Tempo de jejum: JO 8h a 14 horas ou C.O.M. Em caso de criança, seguir orientação medica.

Interferentes: A separação da parte fluida dos elementos figurados (hemácias, leucócitos e outras células) deve ser feita de forma imediata, para que não haja consumo deste analito. Outra forma de se evitar este problema é a coleta de uma fração do liquido em fluoreto.

GAD

Material: SORO

Sinonímia: GAD 65; Anti – GAD, KD 64; Descarboxilase do Ácido Glutâmico; Anti Célula Beta; ICA.

Condições:Soro

Tempo de jejum: Jejum Desejável de 4h.

Interferentes:Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

GALACTOSE E GALAC. 1 FOSFATO

Material:SANGUE TOTAL

Sinonímia: Galactosemia

Condições: Sangue total heparinizado (sobrenadante).

Tempo de jejum:JD 4 horas

Instruções: Colher sangue total em heparina. Transferir imediatamente 1,0 mL de sangue total em heparina para o tubo com conservante (ácido perclórico). Atenção o tubo tem que estar gelado. Misturar 30 segundos por inversão, colocar no banho de gelo por 10 minutos. Centrifugar durante 15 minutos a 3000 RPM. Decantar o sobrenadante e transferir para o tubo plástico. Enviar o sobrenadante em gelo. Sobrenadante: colher sangue total em heparina. Transferir imediatamente 1,0 mL de sangue total em heparina para o tubo com conservante (o laboratório fornece o tubo com o conservante: ácido perclórico). Atenção o tubo tem que estar gelado. Misturar 30 segundos por inversão, colocar no banho de gelo por 10 minutos. Centrifugar durante 15 minutos a 3000 RPM. Decantar o sobrenadante e transferir para o tubo plástico. Enviar congelado, se possível em gelo seco.

Interferentes: Amostra coagulada. Hemólise acentuada.

Questionário: Solicitar informações com o laboratório.

HEMOCULTURA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: Cultura de sangue

Condições: Adulto: 5 a 10 mL conforme seja o frasco de hemocultura de 45 ou 90 mL. Crianças usar frasco pediátrico.

Tempo de jejum:JNO

Instruções: Preferencialmente não estar em uso de antimicrobianos. Quando solicitado 3 amostras e não especificado os tempos, colher com espaço de 20 a 30 minutos cada amostra.

Coleta: Não coletar em ambiente aberto, com corrente de ar. Lavar as mãos cuidadosamente. Retirar a tampa de proteção do meio de cultura, sem remoção total do anel de alumínio que protege o frasco, e desinfectar a tampa de borracha com álcool a 77%, colocar uma gaze estéril protegendo a tampa, enquanto é feita a punção. Escolher a veia adequada e fazer limpeza rigorosa com água e sabão neutro, começando do local onde será feita a punção, em círculos concêntricos (do centro para as bordas), sem voltar com a gaze para o centro. Secar com gaze estéril da mesma maneira, ou seja, concentricamente. Fazer anti-sepsia, com álcool iodado a 2% (sempre de ponto selecionado para a punção em círculos de dentro para fora). Esperar 2 minutos para que o iodo atue.Retirar o álcool iodado com gaze embebida em álcool a 77%. Deixar secar completamente.Calcar luvas estéreis, garrotear e puncionar, sem apalpar a veia. Injetar assepticamente o sangue no meio de cultura, evitando hemólise e misturar demoradamente. Nos frascos anaeróbios não pode entrar ar. Retirar todo o ar da seringa antes de injetar o sangue. Se o meio não for enviado imediatamente, mantê-lo na estufa bacteriológica, pelo menos por 1 hora. 1 amostra - colher em um braço 1 frasco de hemocultura convencional. 2 amostras - colher 1 frasco de hemocultura C.O.M. ou após o intervalo de 0,5 hora, colher a outra amostra no outro braço.3 amostras - colher 1 frasco de hemocultura convencional e colher as outras 2 amostras dentro do intervalo de 1 hora ou C.O.M. ATENÇÃO: Quando houver solicitação de hemocultura para anaeróbios especificada, usar também o frasco próprio para anaeróbios. Neste caso proceder a coleta simultaneamente com o frasco convencional na primeira punção. Nos casos de hipersensibilidade ao iodo fazer cuidadosa e criteriosamente uma dupla aplicação de álcool a 77%. Nunca se esqueça que a principal dificuldade deste exame consiste em se definir se o agente isolado é ou não contaminante. Portanto o técnico tem obrigação de se desdobrar nos cuidados de anti-sepsia. O intervalo entre a coleta e o número das amostras varia de acordo com a suspeita clínica. A sensibilidade do exame está diretamente relacionada ao volume de sangue colhido. Quanto maior a amostra, maior a possibilidade de isolar a bactéria. A especificidade aumenta quando as coletas são feitas em sítios diferentes. O melhor índice de recuperação bacteriana ocorre quando a coleta é feita 1 hora antes do pico febril.

Interferentes: Uso de antibióticos.

HEMOGRAMA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia:HGB; HCT; E.

Condições:Sangue total (EDTA) + esfregaços sanguíneos.

Tempo de jejum:JD de 4 horas.

Interferentes: Esforço físico antes da coleta

HEP. B (ANTI-HBC IGM)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE B; ANTICORPOS CONTRA CORE DO VIRUS DA HEPATITE B

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. B (ANTI-HBE)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE B

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8h.Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. A (ANTI-HAV IGG)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE A

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JNO

Interferentes: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido à presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. A (ANTI-HAV IGM)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE A

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JNO

Interferentes: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. B (ANTI-HBC IGG)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE B; ANTICORPOS CONTRA CORE DO VIRUS DA HEPATITE B

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEMOGLOBINA GLICADA

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: HbA1c; HEMOGLOBINA GLICADA; HEMOGLOBINA GLICOSILADA; HB GLICOSILADA.

Condições:Sangue total (EDTA)

Tempo de jejum: JNO.

HEP. B (ANTI-HBS)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE B; ANTICORPOS CONTRA ANTIGENO DE SUPERFICIE DA HEPATITE B;ANTI HBS; ANTI-HBS

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. B (HBS-AG / AG. AUSTRÁLIA)

Material: SORO

Sinonímia: HbsAg; HEPATITE B; ANTIGENO DE SUPERFICIE DO VIRUS DA HEPATITE B; ANTIGENO AUSTRALIA.

Condições:Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HEP. C (ANTI-HCV)

Material: SORO

Sinonímia: HEPATITE C; ANTI HCV TOTAL; ANTI HCV IgG; Sorologia Hepatite C.

Condições: Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções: As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido a presença de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

HIV

Material: SORO

Sinonímia: HTLV 3; SIDA;AIDS; SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA; HIV 1 E 2 PESQUISA DE ANTIGENO E;ANTICORPOS QUIMIOLUMINESCENCIA E; ELETROQUIMIOLUMINESCENCIA.

Condições: Soro ou plasma (EDTA).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

InstruçõesPara evitar contaminação pedimos: Fazer coleta de sangue com material descartável. Utilização de tampas, tubos e ponteiras novas na separação da amostra. Transporte isolado de outras amostras.

HELICOBACTER PYLORI, ANTICORPO IgM

Material: SORO

Sinonímia: H. Pylori IgM; Anticorpos anti Helicobacter pylori IgM.

Condições:Soro

Tempo de jejum: JO 8h.

HOMOCISTEINA

Material: PLASMA

Sinonímia: homocisteinemia

Condições: Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JO 8 Horas

Instruções: Não colher amostra com o paciente deitado. Não usar o garrote por muito tempo. Centrifugar no máximo 30 minutos após a coleta.

HELICOBACTER PYLORI, PESQUISA

Material: DIVERSOS

Sinonímia: H PYLORI BIÓPSIA

Condições: Material debiopsia endoscópica (gástrico, esôfago, etc)

Instruções: Solicitar cópia do laudo endoscópico para que seja enviado ao setor. Enviar Xerox do pedido médico.Importante: o exame estará sujeito a remarcação devido a sua complexidade: descalcificação, novos cortes, aprofundamento de cortes, colorações especiais, informes clínicos básicos ou adicionais, estudo e pesquisa diante de casos não usuais.

HELICOBACTER PYLORI, ANTICORPO IgG

Material: SORO

Sinonímia: H. PYLORI; HP;HELICOBACTER PYLORI IgG

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JO 8h.

HORMÔNIO LUTEINIZANTE

Material: SORO

Sinonímia: GONADOTROFINAHIPOFISARIA LH ICSH HORMÔNIOLUTEOTROFICO

Condições: SORO

Tempo de jejum: JD 4h

Questionário: Informar, pré-puberais (Homem < 14 anos e Mulher < 11 anos): Atraso de desenvolvimento: __ seios __ estatura __ genital -Desenvolvimento precoce: __ seios __ pelos pubianos __ genital - Aparecimento da menstruação? Outro motivo? - Informar medicamentos em uso ou recente. SE MULHER, informar: Atualmente sua menstruação vem todo mês? Caso não venha, como são é o seu ciclo? Até quando sua menstruação foi regular? Sua menstruação vem com medicação ou espontaneamente? Você usa anticoncepcional ou algum hormônio? Qual? Já usou? Qual? Ha quanto tempo parou de usar? Está grávida? Quantos meses? Data da última menstruação (1o dia):

IGE MULTIPLO

Material: soro

Sinonímia: IMUNOGLOBULINA E

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JNO

Instruções:FX1 – Sementes oleaginosas: amendoim, avelã, noz do Brasil, amêndoa e coco.

FX2 – Frutos do mar: peixe, camarão, mexilhão azul, atum e salmão.
FX3 – Cereais: trigo, aveia, milho, semente de gergelim e trigo mourisco.
FX5 – Alimentos infantis: clara de ovo, leite, peixe, trigo, amendoim e soja.
FX9 – Frutas: amêndoa, kiwi, melão, banana e uva.
FX73 – Carnes: carne de porco, frango e gado (vitela).
EX1 – Epitélios e pêlos de animais: gato, cavalo, vaca e cão.
Ex70 – Roedores: cobaia, coelho, hamster, rato.
EX71 – Penas: ganso, galinha, pato e peru.
EX72 – Penas: periquito, canário, papagaio e tentilhão.
GX2 – Gramíneas: grama, azevém, rabo-de-gato, erva-de-febra, zaburro-de-alepo e Paspalum notatum.
GX3: Pólen de Gramíneas: Anthoxantrum odoratum (grama de cheiro), Lolium perenne (azevém), Secale cereale (centeio), Phleum pratense (capim rabo de gato, grama tipo timoteo), Holcus lanatus (feno branco).
HX2 – Poeira caseira: Hollister Stier, Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae, Blatella germânica (barata).
MX1 – Fungos: Penicilium notatum (mofo), Cladosporium herbarum, Aspergillus fumigatus e Alternaria alternata.
TX3 – Árvores: cedro, carvalho, ulmeiro, álamo branco.
RFX21 – Frutas: kiwi, melão, banana, pêssego, abacaxi.
Phadiatop – Alérgicos inalantes gato, grama tipo Timóteo), Holcus lanatus (feno branco).
HX2 – Poeira caseira:Hollister Stier, Dermatophagoidespteronyssinus, Dermatophagoidesfarinae, Blatella germânica(barata).
MX1 – Fungos: Penicilium notatum (mofo), Cladosporium herbarum, Aspergillus fumigatus e Alternaria alternata.
TX3 – Árvores: cedro,carvalho, ulmeiro, álamo branco.
RFX21 – Frutas: kiwi,melão, banana, pêssego, abacaxi.
Phadiatop – Alergenosinalantes

IGE TOTAL

Material: SORO

Sinonímia: IMUNOGLOBULINA E

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JNO

IGE ESPECÍFICO

Material: SORO

Sinonímia: IMUNOGLOBULINA E

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JNO

Instruções:

F1 – Clara de ovo
F2 – Leite
F3 – Peixe
F4 – Trigo
F5 – Centeio
F6 – Cevada
F7 – Aveia
F8 – Milho
F9 – Arroz
F10 – Gergelim
F12 – Ervilha
F13 – Amendoim
F14 – Grão de Soja
F15 – Feijão Branco
F17 – Avelã
F18 – Noz do Brasil
F20 – Amêndoa
F23 – Caranguejo
F24 – Camarão
F25 – Tomate
F26 – Carne de Porco
F27 – Carne de Vaca
F31 – Cenoura
F33 – Laranja
F35 – Batata
F36 – Coco
F37 – Mexilhão Azul
F40 – Atum
F41 – Salmão
F44 – Morango
F47 – Alho
F48 – Cebola
F51 – Broto de Bambu
F59 – Polvo
F75 – Gema de Ovo
F76 – Alfa Lactoalbumina
F77 – Beta Lactoglobulina
F78 – Caseína
F79 – Glúten
F81 – Queijo (Cheddar)
F83 – Carne de galinha
F89 – Mostarda
F92 – Banana
F93 – Cacau (chocolate)
F208 – Limão
F209 – Lima
F210 – Abacaxi (Ananás)
F232 – Ovoalbumina
F233 – Ovomucóide
F247 – Mel
F258 – Lula
F259 – Uva
F263 – Pimenta
F299 – Castanha
E1 – Pêlo de Gato
E3 – Pêlo de Cavalo
E5 – Pêlo de Cão
E70 – Pena de Ganso
E78 – Pena de Periquito
E81 – Lã de ovelha
E85 – Pena de Galinha
E86 – Pena de Pato
D1 – D. pteronyssinus
D2 – D. Farinae
D3 – D. Microceras
D70 – Acarus siro
D71 – Lepidoglyphus destructor
M1 – Penicilium notatum
M2 – C. herbarum
M3 – Aspergillus fumigatus
M5 – Candida albicans
M6 – Alternaria alternata
M7 – Botrytis cinerea
M8 – Helminthosporium halodes
M9 – Fusarium moniliforme
M11 – Rhizopus nigricans
C1 – Penicilina G
C2 – Penicilina V
C5 – Ampicilina
C6 – Amoxicilina
C70 – Insulina suína
C71 – Insulina bovina
C73 – Insulina humana
C201 – Cefalosporinas
C207 – AAS
C208 – Pirazolona
C209 – Paracetamol
C211 – Tetraciclina
C212 – Eritromicina
C213 - Gentamicina
C232 – Xylocaína (lidocaína)
C279 – Tartrazina (corante amarelo)
C281 – Diclofenaco
C283 – Naproxeno
C288 – Neomicina
C301 – Rifampicina
C303 – Novocaína (procaína)
C304 – Piroxicam
C307 – Ciprofloxacina
C312 – Lactose
I1 – Veneno de Abelha
I3 – Veneno de Vespa
I4 – Veneno de Marimbondo
I6 – Barata
I70 – Formiga
I71 – Mosquito
K73 – Seda Brava
K74 – Seda Cultivada

IGF -1

Material: SORO

Sinonímia: IGF 1; INSULIN LIKE GROWTH FACTOR-I; IGF1; FATOR DE CRESCIMENTO INSULINA SIMILE TIPO 1.

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JD 4h.

IMUNOGLOBULINAS – IGA

Material: SORO

Sinonímia: IGA total

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes: Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

IMUNOGLOBULINAS – IGG

Material: SORO

Sinonímia: IGG total

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes: Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

IMUNOGLOBULINAS – IGM

Material: SORO

Sinonímia: IGM total

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes: Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

IMUNOGLOBULINAS IGA, IGG, IGM

Material: SORO

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes: Lipemia acentuada. Hemólise acentuada.

ÍNDICE DE SATURAÇÃO DA TRASFERRINA / IST

Material: SORO

Sinonímia: IST

Condições: 0,8 mL de soro (sem hemólise).

Tempo de jejum: Adulto: JO 8h. Criança: JO 4h.

Instruções: Coleta deve ser realizada pela manhã, devido ao efeito circadiano.

Interferentes: Hemólise, anticoncepcionais, fase do ciclo menstrual.

INSULINA POS PRANDIAL 2H

Material: SORO

Condições: 0.8 mL de soro (sem hemólise)

Tempo de jejum: Conforme instruções.

Instruções: Ao iniciar a alimentação, marcar o horário, aguardar 2 horas, a partir do início da refeição e retornar para colher o exame (chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta). Pode-se ingerir água neste período. Se ingerir sobremesa, fazê-lo logo após alimentação. A coleta deverá ser feita no mesmo dia da insulina em jejum (se houver). Neste intervalo de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar café, chá, suco, sorvete, etc. O teste poderá ser colhido após qualquer refeição, de preferência uma refeição habitual do cliente.

Interferentes:Hemólise.

INSULINA BASAL

Material: SORO

Condições: 0.8 mL de soro (sem hemólise)

Tempo de jejum:JO 8h a 14 horas ou C.O.M. Em caso de crianças, seguir orientação médica.

Interferentes: Hemólise.

Questionário: Peso e altura.

INSULINA PÓS 75G DE GLICOSE

Material: SORO

Condições: 0.8 mL de soro (sem hemólise)

Tempo de jejum:Jejum Obrigatório 8h a 14 horas ou C.O.M. Em caso de crianças, seguir orientação médica.

Instruções: O teste e realizado somente pela manhã. O paciente deve fazer dieta sem restrições, com um mínimo de 150g de carboidratos, nos 3 dias que antecedem ao teste, sendo indicada atividade física normal nesse período. Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume. O TTG não é recomendado para pacientes hospitalizados, agudamente doentes ou inativos. A dose para crianças é de 1,75 g/Kg 75 gramas.

Interferentes: Hemólise.

MACHADO GUERREIRO

Material: SORO

Sinonímia: CHAGAS; REAÇÃO DE FIXAÇÃO DE COMPLEMENTO PARA T. CRUZI

Condições: 0,5 mL de soro ou plasma (EDTA/citrato/heparina).

Tempo de jejum:JO 8H. Intervalo entre mamadas para lactentes.

MAGNÉSIO

Material: SORO

Sinonímia: MG; MAGNESEMIA.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JNO

METANEFRINAS – 24H

Material: URINA DE 24H

Sinonímia: NORMETANEFRINA; METANEFRINA.

Condições: Urina 24 horas.

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. Obrigatório acidificar com HCL 50% 3,5 mL para cada 1 litro de urina (adultos e crianças) e refrigerar desde o início da coleta. O HCL deverá ser utilizado desde o início da coleta. Evitar excesso de ingestão de líquidos.

Interferentes: Informar volume urinário, horário inicial, horário final da coleta, peso, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.

MICROALBUMINÚRIA

Material: URINA

Sinonímia: -

Condições: Urina: Tempo de coleta especificado pelo médico.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta.

MICROSSOMAL, ANTI TPO

Material: SORO

Sinonímia: Anticorpo anti-tireoidiano, Anti-TPO; Anticorpo anti-tireoide, Anti-TPO; Anti-peroxidase; Tireoperoxidase. Condições: Soro.

Tempo de jejum: Jejum desejável de 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar qualquer medicamento que usa ou usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

MITOCONDRIA, ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: AMA; Hepatite auto imune; AM.

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

MUCOPROTEÍNAS

Material: SORO

Sinonímia: SOROMUCOIDE

Condições: 0,5 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

MUSCULO LISO, ANTICORPO ANTI

Material: SORO

Sinonímia: ASMA; Hepatite auto imune; SMA.

Condições: SORO

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

NEUTRÓFILOS ANTI ANCA P

Material: SORO

Sinonímia: * C-ANCA; C ANCA; X-ANCA; ANCA ATIPICO ; P-ANCA; P ANCA; ANTICORPOS ANTI CITOPLASMA; LEUCÓCITOS, ANTI.

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JNO

RENINA

Material: PLASMA

Sinonímia: ATIVIDADE PLASMATICA DE RENINA; RELAÇÃO ALDOSTERONA/RENINA

Condições: Plasma (EDTA).

Tempo de jejum: JD 4h.

Instruções: Repouso de 5 a 15 minutos sentado ou C.O.M.Se a coleta for parte do teste postural (T-POST) o repouso será de 30 minutos deitado após a inserção do cateter (não pode andar a pé) ou C.O.M. MEDICAMENTOS: a critério médico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os anti-inflamatórios não- esteróides, estrógenos e anti-hipertensivos (beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazidicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores do canal de cálcio. A spironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta.

RESERVA ALCALINA

Material: SORO

Sinonímia: BICARBONATO; CO2 TOTAL; HCO3.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Dessorar rapidamente e refrigerar imediatamente em frasco de plástico com tampa (Eppendorf ou tubos de soroteca) ou vidro de modo que o tubo seja preenchido o máximo possível. Evitar transferência da amostra de um tubo para outro repetidas vezes, pois quanto a maior a manipulação, maior a alteração do pH da amostra, afetando diretamente o resultado.

RETICULÓCITOS

Material: SANGUE TOTAL

Condições: 1,0 mL desangue total (EDTA).

Tempo de jejum: JNO

RETRAÇÃO DO COÁGULO

Material: SANGUE TOTAL

Condições: Sangue total (sem anticoagulante)

Tempo de jejum: JNO

RUBÉOLA IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: SARAMPO ALEMÃO

Condições: 0,7 mL de soro ou plasma (EDTA/Heparina).

Tempo de jejum: JNO

Questionário: Informar se está grávida, se teve contato e se já fez exame anteriormente?

SANGUÍNEO E FATOR Rh

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: TIPAGEM SANGUINEA; HEMOCLASSIFICAÇÃO; Pesquisa de Du

Condições: Sangue total (EDTA)

Tempo de jejum: JNO

Interferentes: Amostra Coagulada. Hemólise Intensa.

SANGUE OCULTO, PESQUISA DE

Material: FEZES

Condições:Fezes recente a fresco.

Instruções: Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de deficiências utilizar coletor de urina, se necessário. Evitar o uso de laxantes, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. Defecar em vasilhame limpo e seco. Não colher durante o período menstrual ou quando houver hemorróidas sangrantes. Aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento ter cessado.

Interferentes:Sangramento menstrual ou de hemorróidas. Sangramento gengival. Bebidas alcoólicas. Contaminação das fezes com urina. Uso de alguns medicamentos (descritos no campo instrução). E recomendado não ingerir bebida alcoólica nos três dias que antecedem ao teste. Verificar medicamentos em uso: Medicamentos que podem causar sangramento gastrointestinal e devem ter o seu uso suspenso 3 dias antes da coleta ou C.O.M. (o medicamento só pode ser suspenso após orientação medica): aspirina, AAS, anti- inflamatórios não esteróide (ex.: diclofenaco), anticoagulantes, colchicina, reserpina, vitamina C, iodo, sulfato ferroso, contraste radiológico.

Questionário: Uso de medicamentos.

SM, ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: Antígeno Smith; ANTI SM.

Condições: Soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

SÓDIO

Material: SORO

Sinonímia: NA; NATREMIA

Condições: Soro.

Tempo de jejum: -

Interferentes:Hemólise acentuada. Lipemia acentuada.

SÓDIO 24H

Material: URINA

Sinonímia: NA; NATRIURIA

Condições: Urina 24 horas.

Conservação: REFRIGERAR. Conservação Opcional para Unidades: Para facilitar a coleta junto com algum outro exame o Sódio poderá ser acidificado com HCl 50% 20ml/ L ou Ácido Acético 8 Molar 20 ml/L.

Instruções: Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não e necessário aumentar a ingestão de líquido, exceto sob orientação medica. Ao receber o material verificar o volume urinário total: Até 04 anos: questionar volume > 500 mL. 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL. 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL. Maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

SSA(RO), ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: ANTI RO; ANTI-RO

Condições: Soro

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes:Hemólise acentuada. Lipemia acentuada. Contaminação microbiana.

SSB(LA), ANTICORPOS ANTI

Material: SORO

Sinonímia: ANTI-LA; ANTI LA

Condições: Soro

Tempo de jejum:JO 8h. - Intervalo entre mamadas para lactentes.

Interferentes:Hemólise acentuada. Lipemia acentuada. Contaminação microbiana.

SULFATO DE DHEA

Material: SORO

Sinonímia: S-DHEA; DHEA-SO4; SDHEA; DHEA-S

Condições: Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável 4h.

SUMÁRIO DE URINA

Material: URINA

Sinonímia: EAS; URINA I

Condições:Urina recente (jato médio da 1a urina da manhã e/ou urina com no mínimo 4 horas de retenção urinaria).

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Fazer higiene no local com água e sabão, secar, desprezar o 1o jato e coletar o jato do meio. Usar frasco limpo e adequado (comprado em farmácia) ou preferencialmente o KIT com tubo cônico (fornecido pelo laboratório). Manter dieta hídrica habitual. Não coletar urina após cliente ter ingerido dextrosol, coletar antes da ingestão ou orientar coleta no dia seguinte. NÃO passamos o cateter (sonda) no cliente. Caso ele faça uso do cateter (sonda), ele deve trazer o seu cateter e efetuar o procedimento.

Coleta: Higienização da genitália com água e sabão neutro. Nas mulheres: lavar e secar sempre de frente para trás. Nos homens: lavar retraindo o prepúcio, para uma adequada limpeza do meato uretral. Desprezar o primeiro jato e colher o jato médio. Em caso de Criança que necessitam de coletor, o mesmo deve ser colocado após higienização adequada, e deverá ser trocado de hora em hora, até que a criança urine. Repetir a higienização sempre que for necessário trocar o coletor. Após a coleta, transferir a urina para o frasco próprio. Interferentes:Ácido Homogentisico, Antibióticos, Aspirina, Ácido ascórbico (Vitamina C), cloropromazina, metabolitos da fenazopiridina, levodopa, ácido p-aminobenzoico, indol e sulfixazolo, p-aminobenzoico, AZO, riboflavina, fenazopirdina. Nos casos de uso destes medicamentos a interrupção do tratamento para a realização do exame somente poderá ser feita com o consentimento do médico, caso contrário apenas relatar o uso. Contaminação do frasco. Contaminação vaginal durante a coleta.

T3 LIVRE

Material: SORO

Sinonímia: FT3 Triiodotironina livre; T3 Free; Tironina livre.

Tempo de jejum:Jejum desejável 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso e, se mulher, se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar qualquer medicamento que usa ou que usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

T3 TOTAL

Material: SORO

Sinonímia: T3 Triiodotironina Tironina T3T T3 total

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

Questionário:Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar qualquer medicamento que usa ou usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

T4 LIVRE

Material: SORO

Sinonímia: Tetraiodotironina, T4 Free, FT4, Tiroxina livre,

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

Questionário:Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar qualquer medicamento que usa ou usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

T4 TOTAL

Material: SORO

Sinonímia: Tiroxina Tetraiodotironina

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

Questionário:Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar qualquer medicamento que usa ou usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

TEMPO DE TROMBOPLASTINA PARCIAL ATIVADA

Material: PLASMA

Sinonímia: PTT; TTPa; aPTT.

Condições:Plasma em citrato.

Tempo de jejum:JD 4h.

Instruções: Verificar o uso dos anticoagulantes: Clexane, Heparina, Hirudoid, Liquemine, Marcoumar e Marevan. Interferentes:Presença de macrocoágulo, hemólise, lipemia ou icterícia intensas.

Questionário:Informar se está ou esteve recentemente em uso de anticoagulante e qual a dosagem. Informar história de sangramentos importantes anteriores, doenças de coagulação na família e testes de coagulação alterados previamente

TEMPO DE COAGULAÇÃO

Material: SANGUE TOTAL

Sinonímia: TC; TEMPO DE LEE-WHITE; TEMPO DE LEE WHITE

Condições: 2 tubos (1,0 mL cada) com sangue total sem anticoagulante.

Tempo de jejum: JNO

Questionário: Informar medicamentos em uso.

TEMPO DE PROTROMBINA

Material: PLASMA

Sinonímia: RNI; TAP; PT; TP; TPQ – TPA; AE; INR

Condições: 1,0 mL de plasma (citrato).

Tempo de jejum:JO 8 horas

Questionário: Informar se está em uso de anticoagulante e qual a dosagem.

Anticoagulantes: Clexane, Heparina, Hirudoid, Liquemine, Marcoumar e Marevan.

TEMPO DE SANGRIA

Sinonímia: TS; Tempo de Sangramento; Tempo de Duke.

Condições: Cliente deve comparecer em uma das unidades

Tempo de jejum: Jejum não obrigatório

Questionário:Informar medicamentos em uso.

TEMPO DE SANGRIA DE IVY

Material:Sangue

Sinonímia: Simplate

Condições: Punção

Tempo de jejum: Jejum não obrigatório

Instruções: Coleta:Anotar nome dos medicamentos em uso, verificar se há sinais de sangramentos na pele como hematomas, equimoses ou petéquias (caso haja sinais consultar o responsável técnico). O braço escolhido não deve ter paralisia. Questionário:Informar medicamentos em uso nos últimos 7 dias, especialmente aqueles que interferem na função plaquetária: aspirina, compostos contendo ácido acetil salicilico, anti-inflamatórios, antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e betabloqueadores.

TESTOSTERONA

Material: SORO

Sinonímia: TESTO

Condições: SORO

Tempo de jejum: JD 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes). Para mulher (informar uso de anticoncepcional). Informar dia e hora da última medicação.

TESTOSTERONA LIVRE

Material: SORO

Sinonímia: TESTO

Condições: SORO

Tempo de jejum: JD 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes).Para mulher (informar uso de anticoncepcional). Informar dia e hora da última medicação.

TGO – ASPARTATO AMINOTRASFERASE / AST

Material: SORO

Sinonímia: TGO – AMINOTRANSFERASES; ASPARTATO AMINOTRANSFERASE; AST; ASAT; SGOT.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JNO.

TGP – ALANINA AMINOTRASFERASE / ALT

Material: SORO

Sinonímia: TGP; ALANINA AMINO TRANSFERASE; ALT; AMINOTRANSFERASES; SGPT.

Condições: 0,8 mL de soro.

Tempo de jejum: JNO

TIREOGLOBULINA

Material: SORO

Sinonímia: TG; Tireoglobulina sérica.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

Questionário: Medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar se já realizou cirurgia de tireóide e há quanto tempo.

TIREOGLOBULINA DO LAVADO DA AGULHA

Material: PAAF

Sinonímia: ASPIRAÇÃO POR AGULHA FINA; PUNCAO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF); PUNÇÃO POR AGULHA FINA; TIREÓIDE; NÓDULO TIREOIDIANO; LINFONODO CERVICAL;PUNÇÃO DE NÓDULO CERVICAL PARA DOSAGEM DE TIREOGLOBULINA;NÓDULO CERVICAL; PARÓTIDA

Tempo de jejum: JNO

Instruções: PREPARO:Ver se o paciente faz uso de AAS* (ou outro medicamento que contenha Ácido acetil salicilico, como Melhoral, Aspirina, Somalgin) ou anticoagulante e pedir que pare por 07 dias antes e 07 dias depois da data do exame sob a supervisão de seu médico. Não é necessário qualquer outro preparo. Os demais medicamentos utilizados de rotina pelo paciente, como medicamentos para hipertensão, diabetes ou doenças neurológicas, devem ser tomados normalmente. Trazer um acompanhante maior de idade. Após o procedimento, o paciente pode exercer suas atividades normalmente.Trazer exames anteriores relacionados à tireóide (ultra-som e resultados de outras punções ou biópsias). E necessário que o paciente traga exames de ultra-sonografia recentes (menos que 1 mês). Caso contrário ele deve trazer também o pedido de uma nova ultra-sonografia da região, que será realizada durante o procedimento. Chegar 40 minutos antes do exame agendado.

TOXOPLASMOSE IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: Toxoplasmose Gondii;Eletroquimioluminescência para Toxoplasmose; Eclia para Toxoplasmose.

Condições: 0,6 mL de soro ou plasma (EDTA/citrato/heparina).

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes.

Questionário: Informar se está grávida, se teve contato com algum animal doméstico (gato, papagaio) e se já fez exame anteriormente.

TRAB

Material: SORO

Sinonímia: TSI, TBII, TSAB, LATS, TRAB, AIT; Anticorpo inibidor do TSH; TSH, Anticorpo anti receptor; Anti-receptor de TSH; Anticorpo estimulador da tireóide.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum desejável de 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso, e se mulher, se está grávida ou se usa anticoncepcional. Informar medicamentos que usa ou que usou recentemente, inclusive formulas para emagrecer.

TRIGLICERÍDEOS

Material: SORO

Sinonímia: Trigliceridemia

Condições: Soro

Tempo de jejum:Jejum Obrigatório igual ou superior a 9 horas ou C.O.M. ATENÇÃO: Para pedidos com glicemia o jejum máximo é 14h Instruções: Manter dieta habitual.

Interferentes:Uso de bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.

TSH

Material: SORO

Sinonímia: Hormônio tireoestimulante * Tirotropina; Hormônio tireotrófico; Hormônio estimulador da tireóide;Teste do TRH; Hormônio tireóide estimulante.

Condições:Soro.

Tempo de jejum:Jejum Desejável de 4h.

Questionário: Informar medicamentos em uso e, se mulher, informar se está grávida ou se usa anticoncepcional.

TESTE DO PEZINHO

Material: PAPEL FILTRO

Sinonímia: TESTE DO PEZINHO BASICO - AMPLIADO - PLUS - MASTER

Condições:Sangue.

Tempo de jejum: JNO

Instruções: Pode-se solicitar cada teste isoladamente, compondo um perfil individualizado, de acordo com o pedido médico. Exames realizados de preferência do 3º ao 30º dia do nascimento.

TOXOCARA, ANTICORPOS IGG E IGM

Material: SORO

Sinonímia: TOXOCARA CANIS; TOXOCARIASE; LARVA MIGRANS VISCERAL

Condições: 0,3 mL de soro.

Tempo de jejum: JNO

URÉIA

Material: SORO

Sinonímia: AZOTEMIA; UREMIA; NITROGENIO UREICO.

Condições: 0,8 mL de soro ou plasma (fluoreto).

Tempo de jejum: JO 8h ou C.O.M.

WAALER ROSE

Material: SORO

Sinonímia: FATOR REUMATOIDE (HEMOAGLUTINAÇÃO); FATOR REUMATOIDE, PESQUISA; FR

Condições: 0,3 mL de soro.

Tempo de jejum:JO 8h. Intervalo entre mamadas para lactentes

ZINCO

Material: SORO

Sinonímia: ZN, ZN NO SANGUE

Condições: Soro.

Tempo de jejum: JO 8 horas

Instruções: Enviar material no tubo de transporte do kit fornecido pelo Laboratório, composto por tubo de coleta a vácuo 13X100, rolha branca, sem aditivos, capacidade de aspiração de 6 mL de sangue total e tubo de transporte, 13 X 75 mm, sem aditivo, rolha branca, capacidade 3 mL. O contato do sangue com metais, vidro, borracha, poeira e alguns tipos de plástico (polietileno), pode contaminar a amostra. Instruções para o uso do kit para dosagem de metais em geral: Proceder a coleta utilizando o tubo de rolha branca, 13 X 100 mm, com capacidade de aspiração de 6 mL. Pelo fato de não haver ativador de coagulo, não e necessário a homogeneização do tubo pós coleta, Após coleta, manter o tubo na posição vertical, até a completa coagulação, mantendo a temperatura ambiente. Não refrigerar. Como o Tubo e de plástico P.E.T, o tempo de coagulação completa e retração do coagulo, e maior que os tubos de vidro. Após a coagulação e a total retração do coagulo, identificada pela presença de soro livre acima da camada de hemácias, proceder a centrifugação do material, até a obtenção do soro livre em quantidade suficiente. NÃO CENTRIFUGAR ANTES DE OBSERVAR A COMPLETA RETRAÇÃO DO COAGULO, pois pode haver a coagulação superficial da fibrina, formando uma camada de fibrina, que retêm o soro, impedindo a sua transferência para o tubo de transporte. Se houver a formação do coagulo de fibrina, não introduzir ponteiras ou pipetex, ou palitos de madeira, no interior do tubo, pois este procedimento poderá gerar contaminação exógena do soro por metais, falseando o resultado. Após a retração do coagulo e a centrifugação, destampar o tubo de transporte 13 X75 mm, de capacidade de 3 mL, e transferir o soro tubo à tubo (virar o tubo de coleta para o tubo menor). Tampar o tubo de transporte e enviar refrigerado (2°C a 8°C).

Coleta:Colher em tubos a vácuo especial para análise de metais. Separar em tubo plástico previamente desmineralizado (kit será fornecido pelo laboratório). Se a coleta for a vácuo coletar primeiro os tubos "trace". Atenção para não ocorrer hemólise.No processo de separação do soro NÃO usar luvas de látex que contenham talco ao manipular as amostras, pois o talco contem Oxido de Zinco e pode contaminar a amostra. De preferência a luvas de plástico no ato da manipulação.